segunda-feira, 5 de julho de 2010

O que que a cebola tem?

Se existe um alimento para ter má fama é a cebola, coitada... Faz chorar aqueles que se atrevem em deixá-la em pedacinhos; crua então, são poucos que engolem (muitas vezes nem é pelo sabor, mas pelo "creck creck" que ela faz quando é mastigada). Às vezes é tolerada junto com aquele bife, ou quando é empanada...

E assim a cebola ficou como a malvadinha da história...

Mas e os benefícios que ela tem? Ninguém fala deles não? E olha que não são poucos!

Tem poucas calorias, lipídeos, proteínas e carboidratos. Dos minerais, contém ferro, cálcio, magnésio, selênio, potássio, sódio e fósforo. Das vitaminas, B1, B2 e C estão presentes. A falta de selênio no organismo associa-se com doenças como depressão, catarata, distrofia muscular, doenças cardíacas e no fígado.
Também é um alimento funcional, contém compostos sulfurados que possuem ação antibiótica, antiinflamatória, antifúngica e antiviral. Não é à toa que tomamos aqueles xaropes de cebola e alho quando estamos gripados! =)

Quando consumida crua, os nutrientes serão mais aproveitados, já que quando a cebola é submetida a alguma cocção, seus componentes sulfurados são degradados.

Apesar de toda essa fama, a cebola não deixa de ser um dos ingredientes mais utilizados na culinária. São inúmeras receitas para você escolher! Confira também uma matéria super legal sobre a cebola, e aprenda porque faz bem consumi-la!

9 comentários:

  1. Oieee Lana...
    Nossa...nunca tinha pensado na cebola dessa maneira, realmente, quando está marinada ou até empanada é uma delicia, mas crua, ninguém merece.
    Mas...pensando por esse beneficios que ela taz para o organismo dá até para pensar em coloca-la mais vezes no cardápio...
    Parabéns pelo blog...
    vou te seguir tá...

    Da uma passadinha lá no meu cantinho quando vc puder...
    http://www.cantinhoquaseperfeito.blogspot.com/

    Bjinhossss

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Lana,nunca tinha parado para pensar nos benefícios da cebola não.Seu blog é uma boa fonte de informações pois tem vários assuntos e bem legal.Parabéns

    ResponderExcluir
  3. eu amooooooooooooooooooooo cebola, tudo que eu faço coloco cebola no meio,pra mim o gostinho dela é tudo de bom :) que bom que ela tem tudo isso de benefícios ne? beijos adorei a matéria!

    ResponderExcluir
  4. Qualquer prato salgado fica mais gostoso com um fundo de cebola para realçar o sabor né?! E ainda sabendo o bem que faz... não dá para não consumir!

    Ah, aproveito para comentar... eu já tinha lido várias (e boas!) matérias suas e gostei mtoo de te conhecer lá no Portal! =)
    bjos!

    ResponderExcluir
  5. Oiee,
    Adoro cebola. Pena que a mão fica com um cheirinho ruim depois de cortar e não sai por nada.

    bjos

    ResponderExcluir
  6. O pior é o gosto forte no hálito quando comemos ela crua, ae nao dá né!
    Mas os benefícios são muitos =]

    ResponderExcluir
  7. Eu amo cebola: crua, empanada, cozida, refogada, assada... Mas o gosto que fica na boca depois de comê-la crua é paia... Mas mesmo asssim eu como! KKkk....

    ResponderExcluir
  8. Eu gosto muito de cebola. Fora as propriedades nutricionais, ela ainda tem um propriedade culinária especial: o sabor da cebola é único. Não há nada parecido. A cebola é usada em todo canto do mundo, há incontáveis séculos...
    Sem dúvida, a cebola tem mais importância do que imaginamos... rs.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  9. Lana nuca fui muito chegado na cebola mais depois de conhecer seus beneficios vou me esforçar para comer
    Um grande abraço e tudo de bom
    Ass:Rodrigo Rocha

    ResponderExcluir

que tal participar do nutrição em floco?