segunda-feira, 19 de julho de 2010

Receitas especiais para você!

Há um bom tempo o blog não vê receitas deliciosas!

Pois hoje tem receitas especiais pra você, que tem algumas limitações na alimentação. Ainda bem que podemos dar a volta por cima e ter uma alimentação tudo de bom! =)

  • PARA AS PESSOAS QUE NÃO COMBINAM COM A LACTOSE


  • PARA QUEM QUER PERDER UNS QUILINHOS 

  • AOS QUE NÃO PODEM COM O GÚTEN

  • ESPECIAL PARA AQUELES QUE CONSOMEM ALIMENTOS DIET



Bom apetite a todos!



segunda-feira, 5 de julho de 2010

O que que a cebola tem?

Se existe um alimento para ter má fama é a cebola, coitada... Faz chorar aqueles que se atrevem em deixá-la em pedacinhos; crua então, são poucos que engolem (muitas vezes nem é pelo sabor, mas pelo "creck creck" que ela faz quando é mastigada). Às vezes é tolerada junto com aquele bife, ou quando é empanada...

E assim a cebola ficou como a malvadinha da história...

Mas e os benefícios que ela tem? Ninguém fala deles não? E olha que não são poucos!

Tem poucas calorias, lipídeos, proteínas e carboidratos. Dos minerais, contém ferro, cálcio, magnésio, selênio, potássio, sódio e fósforo. Das vitaminas, B1, B2 e C estão presentes. A falta de selênio no organismo associa-se com doenças como depressão, catarata, distrofia muscular, doenças cardíacas e no fígado.
Também é um alimento funcional, contém compostos sulfurados que possuem ação antibiótica, antiinflamatória, antifúngica e antiviral. Não é à toa que tomamos aqueles xaropes de cebola e alho quando estamos gripados! =)

Quando consumida crua, os nutrientes serão mais aproveitados, já que quando a cebola é submetida a alguma cocção, seus componentes sulfurados são degradados.

Apesar de toda essa fama, a cebola não deixa de ser um dos ingredientes mais utilizados na culinária. São inúmeras receitas para você escolher! Confira também uma matéria super legal sobre a cebola, e aprenda porque faz bem consumi-la!