segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Dia do Nutricionista!

Hoje, 31 de agosto, comemora-se o Dia do Nutricionista!!

E quero aproveitar este dia para agradecer a toda Equipe de nutricionistas e futuras nutricionistas (As Nutrifoquetes!) do Portal Nutrição em Foco por todos os momentos legais, engraçados, e de grande aprendizado que passamos e passaremos!!




Juuuuu, obrigada pela paciência que você tem comigo, por ter me dado a oportunidade de fazer parte desta turma maravilhosaaaaa! Pelas oportunidades de participar de eventos como Nutrifoquete (eu adoro isso!!!) e de conhecer pessoas como o "Gato Palmeira"! hehehe



E claro, a equipe dos não Nutricionistas da Interagi não podiam ficar de fora!!!



Vocês são dez!!!

VIVA A GENTEEEE!!!

sábado, 29 de agosto de 2009

limão laranja







Confira no Portal Nutrição em Foco matérias sobre as propriedades nutricionais, tipos, e aplicações da LARANJA e do LIMÃO!!!

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Anemia?

A deficiência de alguns nutrientes essenciais como zinco, ácido fólico, vitamina B12, proteínas e principalmente ferro provoca uma queda na quantidade de hemoglobina no sangue levando à anemia. A anemia por deficiência de ferro traz como consequência o cansaço, dificuldade de aprendizagem, palidez e falta de apetite, podendo desencadear outras doenças.

Para se prevenir da anemia, algumas atitudes relacionadas à alimentação devem ser tomadas. Confira!!






1. A amamentação exclusiva de bebês até os seis meses de idade e com o acréscimo de outros alimentos até os dois anos é fundamental para que a criança não tenha anemia.









2. Consuma carnes ricas em ferro como fígado, coração, rim, leites enriquecidos com ferro e peixes.








3. Verduras verde-escuras como couve, agrião, cheiro-verde; leguminosas como feijão, ervilha, grão-de-bico e lentilha; alimentos integrais e enriquecidos, açúcar mascavo e nozes, por exemplo, são alimentos ricos em ferro.








4. O consumo das verduras deve ser associado com frutas ricas em vitamina C como laranja, mexerica, limão, acerola e caju para que a absorção de ferro seja maior.









5. Prefira frutas como sobremesa.











6. Nos intervalos das refeições, consuma bastante água.






ALIMENTE-SE BEM E PRATIQUE EXERCÍCIOS FÍSICOS!!!

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Leis da Alimentação

Ter uma alimentação saudável é fundamental para evitar doenças como hipertensão e outras doenças cardiovasculares, obesidade, ospeoporose, câncer e diabetes; além de ser ótima para a saúde mental e emocional. Para isso, a dieta deve ser baseada nas Leis da Alimentação. Para aplicá-las, as necessidades fisiológicas de cada indivíduo precisam ser consideradas: idade, sexo, estado nutricional, presença ou não de patologias, dentre outras.

As Leis da Alimentação são quatro:


1. Lei da Quantidade

A quantidade de alimentos ingeridos deve respeitar as necessidades energéticas de cada indivíduo, ou seja, a ingestão calórica deve ser igual ao gasto energético havendo um equilíbrio e a manutenção do peso.


2. Lei da Qualidade

Os alimentos ingeridos devem fornecer ao organismo todos os nutrientes necessários para manter a integridade fisiológica: proteínas, carboidratos, lipídios, minerais, vitaminas etc. Por isso, dietas que restringem algum grupo de alimento não são recomendadas.


3. Lei da Harmonia

As proporções dos diversos nutrientes que integram os alimentos devem ser respeitadas para que haja o suprimento das necessidades nutricionais de cada indivíduo.


4. Lei da Adequação

Os alimentos ingeridos devem estar de acordo com o estado biológico do indivíduo, respeitando cultura, situação econômica, hábitos de vida etc. Nessa condições é importante não seguir dietas prontas, pois elas podem não corresponder às expectativas do organismo.

Seguindo as Leis, sua dieta ficará mais rica e sua saúde agradecerá! Não se esqueçam de que praticar atividades também é muito importante!!!

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

exercícios físicos e boa alimentação!

Para obter um bom resultado na academia não basta apenas se exercitar. A boa alimentação é tão importante quanto as atividades. Atente-se para as dicas que vou dar para que sua malhação não seja em vão!!!


1. Não treine em jejum

Treinar em jejum gasta menos energia que treinar depois de se alimentar. Fazer exercícios físicos sem comer não queima mais gordura. Na ausência de carboidratos, a gordura contribuirá como combustível energético, mas também ocorrerá a degradação de proteínas (músculo) para o fornecimento de energia.

2. Não consuma suplementos de forma aleatória

O consumo de suplementos protéicos, minerais, vitamínicos não pode ser indiscriminado. O excesso de suplemento prejudica a saúde, o que torna necessário o acompanhamento nutricional por profissionais capacitados para isso (Nutricionista!).


3. Não quebre a dieta do dia com uma refeição noturna

Não destrua sua dieta com uma refeição noturna que saiu da rotina. Para que isso não ocorra, faça um bom café da manhã e almoço, intercalado por um lanche e, à tarde, faça um ou dois lanches. Evite salgados e bolachas, prefira alimentos integrais.


4. Não fuja da dieta por "merecimento" após o treino

Deixe os doces, os chocolates e os salgadinhos para dias especiais. Por merecimento, consuma alimentos integrais e light.

5. Não deixe de comer carboidratos

Carboidratos saudáveis como massas integrais, pães integrais light, arroz integral, feijão, milho, aveia e lentilha, por exemplo, devem fazer parte do cardápio, pois melhoram o desempenho esportivo e garantem a queima adequada de gordura. Evite biscoitos, pães brancos, pois tem açúcar e gordura.


6. Beba bastante líquido

A perda de peso corporal pelo suor prejudica o desempenho esportivo. A ingestão de líquido é necessária para manter o equilíbrio hidroeletrolítico do organismo e evitar cãimbras.


7. Não abuse de cápsulas de vitaminas e minerais

Esses suplementos devem ser utilizados sob orientação de um profissional qualificado, pois não substituem os nutrientes presentes nos vegetais e frutas, como os fitoquímicos e fibras, que previnem câncer, hipertensão, entre outros.



Aproveite as dicas e tenha uma vida com muita saúde!!!!